Inmet prevê que o frio deve perder força a partir de amanhã

25/07/2013 - 14h07

Da Agência Brasil

Brasília – O tempo frio registrado desde segunda-feira (22) no Sul, no Sudeste e no Centro-Oeste permanecerá ainda hoje (25). A tendência é que, nessas regiões, a temperatura comece a subir a partir de amanhã (26), segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Desde ontem, o Norte também convive com o frio que deve começar a perder força nesta sexta-feira. A semana foi marcada por neve, geada, chuva, chuva congelada e tempo nublado nestas regiões.

O meteorologista Luiz Cavalcante explicou que o motivo da permanência do frio nas quatro regiões do país é decorrente da “grande massa polar que se formou e atingiu várias cidades, resultando em frio e neve em vários municípios”.

O Sul, região mais afetada pelo frio, registra temperaturas baixas em todas as cidades. Segundo o Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina (EPAGRI/CIRAM), durante cinco dias nevou em 93 municípios e em 32 ocorreu chuva congelada. A temperatura mínima registrada pelo Inmet, durante esta madrugada, foi –7,4 graus Celsius (ºC).

No Rio Grande do Sul, a geada permanece hoje em vários municípios. A mínima no estado foi –2ºC, segundo o Inmet. Na capital Porto Alegre a mínima chegou a 3ºC e, no decorrer do dia, pode chegar a 13ºC. No Paraná, temperatura mínima para o estado, na madrugada, chegou a –0,8ºC. Na capital Curitiba o frio vem acompanhado de chuva e a temperatura mínima chegou a 0ºC e a máxima prevista é 9ºC.

Nas capitais Rio de Janeiro e São Paulo, na Região Sudeste, o frio permanece. No Rio, a previsão para hoje é de chuva. A temperatura mínima registrada na madrugada foi 14ºC e a máxima pode chegar a 20ºC. Em São Paulo, a mínima registrada pelo Inmet foi 8ºC e a máxima prevista é 12ºC.

No Distrito Federal, o tempo continua parcialmente nublado, com temperatura mínima de 12ºC e máxima podendo chegar a 26ºC. Também na Região Centro-Oeste, Goiânia registrou mínima de 10ºC, pela madrugada, e a máxima prevista é 27ºC.

A frente fria também atingiu o Norte do país. Em Rio Branco, capital do Acre, a “temperatura caiu muito, chegando a 9,6ºC”, disse Luiz Cavalcante. No norte de Rondônia a temperatura durante a madrugada chegou à mínima de 14ºC e no sul do Amazonas foi registrado, durante a madrugada, mínima de 11ºC.

Edição: Marcos Chagas

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. É necessário apenas dar crédito à Agência Brasil