Região Sul tem frio intenso e neva na Grande Florianópolis

23/07/2013 - 16h28

Da Agência Brasil

Brasília – A massa de ar polar que atingiu o Sul do Brasil, no início da semana, provocou geada, chuva e neve em vários municípios da região. Em Santa Catarina (SC), só na manhã de hoje (23), nevou em 49 cidades. No Rio Grande do Sul (RS), a neve caiu em duas cidades. No Paraná, 26 cidades registraram chuvas congeladas e flocos de neve.

Segundo o meteorologista, Rogério Rezende, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) do Rio Grande do Sul, das 18 cidades gaúchas onde as temperaturas foram negativas durante a madrugada, nevou nos municípios de Encruzilhada do Sul e Caçapava do Sul. “Como o Sul já possui a característica do frio, a massa de ar que veio do Polo Sul nos últimos dias afetou com maior intensidade esses estados”, disse.

A Grande Florianópolis foi uma das regiões atingidas pela neve. Rogério disse que “não há registros do fenômeno na região, pela localização continental”. Segundo ele, a neve não era esperada para a Grande Florianópolis.

Segundo o Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina (Ciram), não existem dados oficiais de neve relatados por observadores de estações meteorológicas na Grande Florianópolis Serrana. Moradores da região e a imprensa local informaram ao centro a ocorrência de neve na região em 1952, 1972, 1984 e 2000, o que não descarta a possibilidade de esse fenômeno ter ocorrido em outros anos.

Para a meteorologista do Ciram, Marilene de Lima, a previsão para o estado durante a noite de hoje, amanhã (24) e quinta-feira (25) é temperatura mínima de 0 grau Celsius (ºC) e negativa em boa parte do estado. “A semana é de alto risco para moradores de rua e animais domésticos, além dos que vivem ao ar livre sob frio intenso. Todos necessitam de cuidados especiais”.

De acordo com o gerente de Operações e Assistência Humanitária da Defesa Civil do Estado de Santa Catarina, Alexandre Sampaio, os municípios de São Joaquim, com 24.812 habitantes, e São Jorge, com 209.804 habitantes, estão em estado de emergência. “O frio preocupa estes municípios por apresentarem menor capacidade de resposta à friagem, a temperatura registrada tem sido –10ºC a –8ºC”.

O Paraná registrou chuva congelada e neve em 26 cidades, uma delas foi a capital Curitiba. O último registro de neve na capital aconteceu há mais de 30 anos, em 1975. Segundo o Instituto Tecnológico Simepar, a maior ocorrência no estado foi chuva congelada, acompanhada de pequenos flocos de neve.

A frente fria atingiu também as regiões Sudeste, Centro-Oeste e Norte. Em Brasília o Inmet registra a mínima de 16ºC e máxima não passa de 26ºC. Em São Paulo (SP), a manhã de hoje registrou a temperatura mais baixa do ano com 9,2ºC. Em 9 de maio, foi registrada a temperatura de 10,2ºC.

Segundo o metereologista, Marcelo Schneider, do Inmet-SP, as temperaturas continuarão baixas até quinta-feira. “Hoje a noite vai ficar mais frio ainda por causa da geada, principalmente no Sul, Oeste e Centro do estado [São Paulo]. Só na sexta-feira a temperatura vai subir lentamente”. Em Aparecida (SP), cidade que será visitada pelo papa Franscico, amanhã, a temperatura será 7ºC a mínima e a máxima 12ºC.

 

Edição: Marcos Chagas // A matéria foi alterada às 18h45 para correção de informações. O texto informava que nevou em Florianópolis, enquanto o correto é Grande Florianópolis.

 
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil