Dom Orani pede aos jovens protagonismo para construção de um mundo novo

23/07/2013 - 22h05

Vinícius Lisboa
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro - Na pregação na missa de abertura da Jornada Mundial da Juventude, o arcebispo do Rio, dom Orani Tempesta, pediu protagonismo e evangelização aos jovens presentes na Praia de Copacabana. A fala está em consonância com o lema do encontro, que é "Ide e fazei discípulos entre todas as nações".

"Somos chamados a ser protagonistas de um mundo novo, um mundo que necessita de jovens como vocês", disse dom Orani, que enfatizou: "Jesus Cristo é sempre atual, sobretudo para os jovens que buscam a verdade, a justiça e a paz."

Dom Orani falou em crise de valores: "Vocês são chamados por uma sociedade que espera que sua crise de valores tenha uma solução." Ele foi muito aplaudido quando começou o discurso agradecendo ao papa emérito Bento XVI pela escolha da cidade para sediar a jornada. Ao deixar uma saudação afetuosa ao antecessor do papa Francisco, o sacerdote foi aclamado pelos católicos.

O momento em que a reação foi mais forte, no entanto, foi na primeira menção a Francisco, que foi exaltado por ser o primeiro papa latino-americano.

"Nesta semana, o Rio se tornou o centro da Igreja, viva e jovem", disse dom Orani, sob uma chuva fina e intermitente na Praia de Copacabana, em uma noite de tempo fechado e vento frio.

Edição: Juliana Andrade

Todo conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir a matéria, é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil