Dom Odilo Scherer avalia que protesto não foi contra a Igreja ou contra o papa

23/07/2013 - 22h55

Cristina Indio do Brasil
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro - O arcebispo de São Paulo, dom Odilo Scherer, avaliou que o protesto de ontem (22), próximo ao Palácio Guanabara, no bairro de Laranjeiras, na zona sul da capital fluminense, após a cerimônia de boas-vindas ao papa Francisco, não foi contra a Igreja ou contra a pontífice.

“Esses protestos estão voltados para realidades políticas muito próprias do Rio de Janeiro e já vêm acontecendo há mais tempo. A Igreja vê com tranquilidade. Dentro da ordem democrática as pessoas têm o direito de se manifestar. É claro que violência não é aprovável e não deveria fazer parte de manifestações democráticas. Portanto, isso em primeiro lugar, não creio que está de alguma forma voltada contra a Igreja ou contra o papa, ou contra a realização da Jornada Mundial da Juventude”, disse.

O arcebispo de São Paulo defendeu um foco maior nos eventos relacionados à Jornada Mundial da Juventude, que, segundo ele, está cheio de “acontecimentos bonitos”, e menos sobre os protestos. “Acho que nosso foco deveria ficar mais com a jornada, do que em cima de acontecimentos periféricos, que, quem sabe, também aproveitam este momento de visibilidade para se apresentar e tirar proveito disso também. Acho que o foco deve permanecer mesmo em cima da jornada e não ser desviado”, ressaltou.

 

Edição: Aécio Amado

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. É necessário apenas dar crédito à Agência Brasil