Presidentes da Colômbia e Venezuela se reúnem para pôr fim a mal-estar político

22/07/2013 - 13h40

Leandra Felipe
Correspondente Agência Brasil/EBC

Bogotá – Os presidentes da Colômbia, Juan Manuel Santos e da Venezuela, Nicolás Maduro, terão hoje (22) uma reunião bilateral na cidade de Puerto Ayacucho, no estado Amazonas, território venezuelano, na fronteira sul do país. A reunião foi confirmada ontem à noite, pelo chanceler da Venezuela, Elías Jaua.

O encontro, marcada para as 13h30 (15h30 em Brasília), será o primeiro entre os dois presidentes após a eleição de Nicolás Maduro e o objetivo é colocar fim ao impasse político entre os países e “retomar as boas relações”.

Colômbia e Venezuela vivem, desde maio, momentos de crise ocasionados pela visita do governador de Miranda, Henrique Capriles, ao presidente colombiano. Para o governo venezuelano, o fato de o presidente Santos ter recebido Capriles – líder da oposição derrotado por Maduro nas eleições – foi considerado uma afronta e “quebra de confiança nas relações”.

De acordo com o chanceler venezuelano Elías Jaua, ao receber Capriles, o presidente Santos teria descumprido acordo firmado com o então presidente Hugo Chávez, que morreu em março, de “respeitar os processos políticos internos venezuelanos”.

Na última quinta-feira (18), o presidente Santos falou da reunião após um encontro com a presidenta da Argentina, Cristina Kirchner, que visitou a Colômbia. Santos disse acreditar que o problema será “facilmente solucionado” e repetiu que tudo não passou de um mal-entendido. Dois dias antes, Maduro havia dito que iria ao encontro com “boa fé e boa vontade”.

Santos disse que a reunião poderá esclarecer as “más interpretações” derivadas de seu encontro com Capriles. O candidato de oposição derrotado nas eleições não reconhece a vitória de Maduro e alega que o resultado teria sido fraudado.

Além do tema político, os dois presidentes devem tratar também de assuntos comerciais e pontos da agenda bilateral, como segurança nas fronteiras.

* Com informações da TV Multiestatal Telesur   //   Edição: Denise Griesinger
Todo conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir a matéria, é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil