Papa Francisco chega ao Brasil

22/07/2013 - 17h07

Alana Gandra
Repórter da Agência Brasil

Rio - O papa Francisco acaba de chegar à Base Aérea do Galeão, para sua primeira visita ao Brasil. Ele participará, a partir de amanhã, da Jornada Mundial da Juventude (JMJ). Francisco foi recebido pela presidenta Dilma Rousseff e o vice-presidente, Michel Temer. Também formaram a comitiva de recepção ao papa oito ministros de Estado, o governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, e o prefeito do Rio, Eduardo Paes.

Ao desembarcar, Francisco beijou na testa duas crianças que o receberam com flores. Acompanhado da presidenta, o papa cumprimentou todas as autoridades presentes, inclusive do clero. Em seguida, Dilma e Francisco conversaram descontraidamente e ele cumprimentou pessoas que o aguardavam na Base Aérea do Galeão.

Um coral de 120 crianças e jovens de três paróquias da cidade (Nossa Senhora de Fátima, em Jacarepaguá, na zona oeste; Nossa Senhora da Paz, de Ipanema, e da Ressurreição, do Arpoador, ambas na zona sul) cantou várias músicas para o papa, a quem gritavam “Vem, papa Francisco, nós somos os jovens de Cristo” e também “Francisco, cadê você, eu vim aqui só pra te ver”.

No lado de fora da Base Aérea do Galeão, peregrinos aguardavam a passagem de Francisco para saudá-lo, portando bandeiras do Brasil, do Rio de Janeiro, de Minas Gerais e de outros estados da Federação, e ainda da Jornada Mundial da Juventude.

Iléia Queiroz Machado, católica, de 88 anos, aproveitou que a neta Camila, de 24 anos, é funcionária do Banco do Brasil, na Base Aérea do Galeão, para tentar ver de perto o papa, “aos trancos e barrancos”, conforme definiu. Camila definiu a JMJ como um “evento bacana, de projeção mundial”, que está reunindo no Rio pessoas de vários países, imbuídos de humildade e simplicidade, características do sumo pontífice.  Camila disse que a proximidade do psps do povo é um sinal que a Igreja Católica vai abrir sua visão, a partir do diálogo com as diferenças.

Depois de deixar a base, o papa seguiu em carro fechado para o centro do Rio, onde desfilou a bordo do papamóvel para milhares de pessoas. Em seguida, foi para o Palácio Guanabara. Na sede da administração fluminense, o papa Francisco participará de cerimônia de boas-vindas. Ali, ele fará seu primeiro discurso no Rio de Janeiro.

Durante a solenidade, o papa receberá da presidenta da República uma escultura do artista paranaense João Turin. Criada pelo escultor nos anos 1940, a estátua tem 44 centímetros de altura e representa um frade lendo. A obra foi aprovada pela própria presidenta Dilma Rousseff, durante visita à capital do Paraná, em junho deste ano. João Turin nasceu na cidade de Morretes (PR), em 1875.

O chefe da Igreja Católica ficará hospedado na residência da Arquidiocese do Rio, no Sumaré. A casa hospedou o papa João Paulo II em suas duas visitas ao Brasil, em 1980 e 1997.

 

Alterada às 17h40 para acréscimo de informação

Edição: Marcos Chagas e Aécio Amado

Todo conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir a matéria, é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil