Ex-presidente sul-africano que promoveu a transição democrática com Mandela ressalta sua grandeza

18/07/2013 - 9h54

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

Brasília – Ex-presidente da África do Sul no regime do apartheid (segregação racial), Frederik de Klerk destacou hoje (18) a coragem, a perseverança e a grandeza de Nelson Mandela, que completa nesta quinta-feira 95 anos. Ao lado de Mandela, Klerk recebeu o Prêmio Nobel da Paz em 1993 pelos esforços conjuntos no combate ao racismo no país. Mandela comemora a data hospitalizado em Pretória devido a complicações causadas por infecção pulmonar.

“Devemos comemorar sua notável contribuição para a África do Sul e seu povo. Este dia deve ser de contemplação tranquila e respeitosa e não de querelas sobre a propriedade da herança de Mandela", disse o ex-presidente, em comunicado.

"Sua Presidência [da República] lançou as fundações da reconciliação nacional e de uma nação nova, diversa e dinâmica. O lugar de Nelson Mandela na história está assegurado. Sua herança de coragem, de perseverança e de magnanimidade continuará a inspirar cidadãos em todo o mundo e novas gerações", disse Klerk.

Em seguida, o ex-presidente acrescentou: "[Mandela é o] exemplo e o compromisso sem falhas da reconciliação nacional e faz com que todos os sul-africanos, qualquer que seja sua raça ou filiação política, possam orgulhosamente considerá-lo um dos seus".

*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa

Edição: José Romildo

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir o material é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil