Palácio onde morou Khadafi será transformado em parque na Líbia

17/07/2013 - 10h31

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O palácio onde morava o presidente da Líbia Muammar Khadafi, que morreu em outubro de 2011, será transformado em local de visitação pública. A ideia é transformar o antigo palácio, que fica na região de Bab Al Aziziya, na capital Trípoli, em parque e área verde para que as famílias da região possam ter um local para seus passeios.

A ministra do Turismo da Líbia, Ikram Bacha Iman, disse que o local atualmente ocupado por famílias sem teto vai passar por reformas. A área onde ficava o palácio foi bastante danificada durante os combates entre simpatizantes e opositores de Khadafi.

"Os trabalhos de remoção dos escombros em Bab Al Aziziya, que foi um dos alvos em Trípoli e fonte de preocupação para os habitantes, foram iniciados e este espaço se transformará em uma área verde, um parque de atrações, um lugar de entretenimento para as famílias", disse a ministra.

O palácio de Khadafi está localizado na área considerada o coração de Trípoli e foi utilizado como quartel-general. O local foi bombardeado e praticamente destruído por forças da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) e da oposição.

O então primeiro-ministro Abdelrahim Al Kib anunciou, em agosto de 2012, a construção de uma biblioteca, um teatro e um monumento em memória aos "mártires da revolução líbia", mas o projeto não avançou.

*Com informações da agência pública de notícias de Angola, Angop
 

Edição: Denise Griesinger

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir o material é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil