Médicos com diploma estrangeiro têm até o dia 30 para fazer a inscrição no Revalida

15/07/2013 - 21h32

Da Agência Brasil

Brasília - Estão abertas as inscrições para o Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos expedidos por instituições de educação superior estrangeiras (Revalida) de 2013. Os médicos com diploma estrangeiro que desejam trabalhar no Brasil têm até o dia 30 para fazer a inscrição na página do exame na internet.

O Revalida será aplicado no dia 25 de agosto, em dez capitais brasileiras, quatro a mais em relação ao ano passado — Brasília, Rio Branco, Manaus, Salvador, Fortaleza, Campo Grande, Curitiba, Rio de Janeiro, Porto Alegre e São Paulo. Este ano, 37 universidades públicas aderiram ao exame.

A prova terá duas fases. A primeira com 110 questões de múltipla escolha e cinco discursivas. Na segunda etapa serão avaliadas as habilidades clínicas — os participantes simulam situações reais de atendimento médico. De acordo com o edital, o participante escolherá a cidade na qual fará a primeira etapa do Revalida. A segunda fase será em Brasília.

Para fazer a inscrição, o interessado deve ser brasileiro ou estrangeiro em situação legal no Brasil, ter inscrição no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) e diploma médico expedido por instituição de educação superior estrangeira reconhecida no país de origem e autenticado por autoridade consular brasileira.

O candidato aprovado deve apresentar à instituição de educação superior responsável pela revalidação o Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras), nível intermediário superior - com exceção daqueles que têm o português como primeira língua.

A taxa de inscrição é R$ 100 para a primeira fase. Caso seja aprovado, a taxa para a segunda é R$ 300 e deve ser paga até a data estipulada no boleto.

Este ano, estudantes brasileiros que cursam o sexto ano de medicina farão como pré-teste o Revalida. A prova será aplicada a uma parcela de estudantes das instituições que aderiram ao processo de forma espontânea.

 

Edição: Aécio Amado//Matéria alterada, às 17h30 do dia 16.07.2013, no quarto parágrafo, para ajuste de informação relativa às exigências para a inscrição no Revalida. Conforme o edital, os estrangeiros precisam estar em situação legal no país

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. É necessário apenas dar crédito à Agência Brasil