Defeito nas agulhas de mudança de linha provocou descarrilamento de trem na França

13/07/2013 - 14h29

 

Da Agência Lusa

Paris – O descarrilamento de um comboio ferroviário, perto da capital francesa, foi causado por uma peça defeituosa nas agulhas que permitem mudanças nas composições de linhas, informou hoje (13) a Société Nationale des Chemins de Fer (SNCF, Sociedade Nacional de Estradas de Ferro).

"Essa ligação", uma espécie de clipe de aço que une os dois carros a um interruptor, "partiu-se, ficou solta e saiu do lugar", disse Pierre Izard, diretor da SNCF, adiantando que a empresa vai examinar cerca de 5 mil aparelhos semelhantes em toda a rede.

O descarrilamento do trem, ocorrido ontem (12) na região de Essonne, fez pelo menos sete mortos e dezenas de feridos e foi “a maior catástrofe ferroviária dos últimos 25 anos em França”, disse à Lusa o porta-voz do Ministério do Interior francês, Pierre-Henry Brandet.

Por causa do acidente, durante três dias, os trens não circularão na Estação de Bretigny sur Orge, um importante ramal ferroviário de Paris para o Sul da França. A circulação ferroviária já tinha sido suspensa na tarde de ontem, na estação parisiense de Austerlitz, de onde tinha saído o comboio em direção a Limoges.