Polícia Civil do Rio recebe os símbolos da Jornada Mundial da Juventude

11/07/2013 - 21h24

Cristina Indio do Brasil
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro - Os principais símbolos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), a Cruz dos Jovens e o Ícone de Nossa Senhora, foram levados na tarde de hoje (11) à Chefia da Polícia Civil do Rio, no centro da cidade, onde, na calçada em frente ao prédio, ocorreu uma cerimônia religiosa com a participação de policiais e funcionários. Eles entoaram cânticos e rezaram a Oração de São Francisco. “Tem tudo a ver a Oração de São Francisco, por que ela nos lembra o princípio da caridade, o princípio do amor ao próximo, o princípio da fé, da humildade. Todos esses princípios estão na verdade norteando o caminho de São Francisco e o do papa Francisco daqui a 11 dias”, declarou a chefe de Polícia Civil, delegada Martha Rocha.

Ela disse que a Polícia Civil estará diretamente ligada à jornada porque vai atuar no esquema de segurança do encontro. Segundo a delegada, será feito um reforço no número de agentes. Em Guaratiba, na zona oeste da cidade, onde, no domingo (28), o papa vai celebrar uma missa, a Chefia da Polícia Civil vai instalar uma unidade policial. Além disso, haverá uma delegacia itinerante em Copacabana, local da cerimônia da Festa da Acolhida aos jovens participantes da JMJ, na quinta-feira (25). No dia seguinte, ainda em Copacabana, o papa vai acompanhar do palco que está sendo montado na praia, uma Via Sacra com os jovens. No fim, Francisco vai se pronunciar e fazer uma oração.

Segundo Martha Rocha, a Polícia Civil também fará um trabalho precursor, com a participação do Esquadrão Antibombas e de policiais da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core), avaliar todo o esquema de segurança do papa. Por isso, para Martha Rocha, é natural que a Polícia Civil recebesse os ícones da jornada. “Os policiais civis que professam a fé católica desceram e receberam os ícones. Foi realmente um momento muito especial para todos aqueles que têm essa fé”.

A presença dos símbolos da JMJ em frente ao prédio da Chefia de Polícia representou um momento especial para a delegada. “Eu sou declaradamente católica e tenho um carinho e uma fé especial em Nossa Senhora. As pessoas vão sempre me ver com a minha medalhinha de Nossa Senhora da Conceição, então este momento, em particular para mim, é um momento de fé em que eu fico muito feliz de participar”, disse.

A chefe da Polícia Civil considerou a presença dos símbolos da jornada entre os funcionários e os policiais como um momento de fé e proteção para todos. “Eu costumo dizer que os policiais como um todo fazem o bom combate. Então acho que foi sem dúvida uma possibilidade de fé e de pedir proteção. Que Nossa Senhora vá na frente abrindo os nossos caminhos e de pedir proteção e sabedoria. Todo policial precisa de sabedoria e que a gente tenha sabedoria para cumprir a nossa missão”, declarou a delegada.

Da Polícia Civil, os símbolos seguiram para o Santuário de Sant’Ana, na Praça Dom Sebastião Leme, também no centro, onde esta noite haverá uma missa solene e uma vigília com a participação de várias comunidades. A peregrinação dos símbolos na cidade-sede da Jornada Mundial da Juventude começou no dia 6 de julho e continuará por 16 dias. De acordo com os organizadores, mais de 100 lugares de diversas regiões do município serão visitados.

 

Edição: Aécio Amado

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. É necessário apenas dar crédito à Agência Brasil