PM entra em confronto com manifestantes no início de passeata no Rio

11/07/2013 - 18h23

Vinicius Lisboa
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro - A Polícia Militar (PM) usou bombas de gás lacrimogêneo e spray de pimenta para afastar cerca de 50 jovens que protestavam contra a prisão de um dos integrantes do grupo, na altura da Candelária, no ato promovido pelas centrais sindicais. O rapaz detido foi encaminhado para a delegacia. No momento, a situação é tranquila e os manifestantes seguem normalmente pela Avenida Rio Branco em direção à Cinelândia.

Com o uso de bombas de efeito moral usado pela PM, várias pessoas ficaram com os olhos lacrimejando e reclamaram do uso da força pelos militares do 5° Batalhão da Polícia Militar, responsáveis pelo policiamento na região central da cidade.

Dezenas de manifestantes concentrados na Candelária estavam com os rostos cobertos com capuz preto e alguns deles fumavam maconha na área de concentração da passeata. Os jovens atiraram paus e pedras nos militares, após a prisão de um manifestante.

A passeata é parte das manifestações que ocorrem em todo o país pelo Dia Nacional de Luta. As principais reivindicações são o fim do fator previdenciário; a redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais sem redução de salários; a aceleração da reforma agrária; e a aplicação de 10% do Produto Interno Bruto (PIB) na educação e de 10% do Orçamento da União na saúde. Centrais sindicais e o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) organizam as manifestações.

Edição: Davi Oliveira

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir o material é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil