Nova tentativa de votar parecer da LDO termina sem acordo

10/07/2013 - 20h05

Mariana Branco
Repórter da Agência Brasil
 

Brasília – Falhou hoje (10) mais uma tentativa de votação do parecer preliminar ao Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias na Comissão Mista de Orçamento do Congresso Nacional. A sessão em que seria apreciado o parecer do relator Danilo Fortes (PMDB-CE) foi aberta e imediatamente suspensa no início da noite. Mais cedo, os parlamentares já haviam suspendido a sessão às 11h e remarcado para as 18h. Agora, o colegiado reagendou a reunião para a próxima terça-feira (16).

A data é véspera do prazo para votação do parecer final da LDO, já acrescido de emendas, na comissão e no Congresso Nacional. A LDO tem de ser aprovada até 17 de julho sob pena de não haver recesso parlamentar a partir do dia 18. Ontem (9) o presidente da Comissão de Orçamento, senador Lobão Filho (PMDB-MA), lembrou que o relatório ao projeto de LDO para 2014 pode ser requerido pelo presidente do Congresso, senador Renan Calheiros (PMDB-AL), para ser votado diretamente no Parlamento sem passar pela comissão."Espero que esta comissão possa debater e votar o relatório", disse o parlamentar.

Somente depois de aprovado o parecer preliminar do relator será possível apresentar emendas ao projeto de LDO. Líderes partidários estão obstruindo as pautas das comissões mistas para pressionar por uma decisão sobre a votação dos vetos presidenciais. No fim da tarde desta quarta-feira, os líderes da Câmara e do Senado finalmente chegaram a um acordo sobre o projeto que trata do rito de apreciação de vetos.

Edição: Nádia Franco

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir o material é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil