Prévia do IGP-M registra inflação de 0,26% e mostra recuo em julho

09/07/2013 - 9h41

Vitor Abdala
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro - A primeira prévia de julho do Índice Geral de Preços - Mercado (IGP-M) registrou inflação de 0,26%. A taxa é inferior à observada na primeira prévia de junho, de 0,43%, de acordo com a Fundação Getulio Vargas (FGV). O IGP-M, índice usado no reajuste de contratos de aluguel, acumula taxa de 5,17% em 12 meses.

A queda da prévia do IGP-M foi influenciada por reduções das taxas dos subíndices de Preços ao Produtor Amplo, de Preços ao Consumidor e de Custo da Construção. O Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA), que registra a variação no atacado, passou de uma taxa de 0,18% na primeira prévia de junho para 0,21% na prévia de julho.

O Índice de Preços ao Consumidor (IPC), que registra a variação no varejo, caiu de 0,25% para 0,04% no período. A maior contribuição veio dos alimentos, que passaram de uma inflação de 0,01% para uma deflação (queda de preços) de 0,52%.

Já o Índice Nacional de Custo da Construção (INCC) caiu de 2,4% para 1,01% no período, com reduções nas inflações de materiais e equipamentos e da mão de obra.

Edição: Talita Cavalcante

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir o material é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil