Prefeitura do Rio fiscaliza cemitério no bairro do Caju

09/07/2013 - 17h27

Da Agência Brasil

Rio de Janeiro – A prefeitura do Rio realizou, hoje (09), uma fiscalização no Cemitério São Francisco Xavier, no bairro do Caju, para apurar as denúncias de fraudes nos cemitérios operados pela Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro. Os agentes da Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos e os da Casa Civil lacraram jazigos e obtiveram os livros de administração do local, que serão encaminhados para o arquivo da cidade e digitalizados. Ontem (8), os fiscais da prefeitura, acompanhados de policiais da Delegacia Fazendária, estiveram no Cemitério São João Batista, na zona sul da cidade, com o mesmo objetivo. Eles também lacraram sepulturas e recolheram livros da administração do cemitério.

O secretário municipal da Casa Civil, Pedro Paulo Carvalho, disse que o trabalho de investigação está sendo realizado desde abril deste ano. Mais de 2.300 intimações foram feitas e quase 400 multas aplicadas aos 13 cemitérios operados pela Santa Casa.

“A partir de 2009 nós fizemos um conjunto enorme de intimações e multas à Santa Casa. Este ano foram mais de 2.300 intimações que vão desde digitalização de livro, melhorar condição do banheiro, melhorar refrigeração de capela, problemas de estrutura, de ‘puxadinhos’, tentativa de construção de jazigos ilegais. Algumas intimações produzem multa, mas no caso da Santa Casa as multas já não produzem resultado, porque a Santa Casa não tem mais condições de operar os cemitérios”, ressaltou o secretário.

Edição: Marcos Chagas

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir o material é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil