Troca da bandeira atrai adultos e crianças à Praça dos Três Poderes

07/07/2013 - 14h34

Mariana Branco
Repórter da Agência Brasil

Brasília – Adultos e crianças curiosos para ver o desfile, os uniformes e a apresentação musical das Forças Armadas reuniram-se hoje (7), na Praça dos Três Poderes, para acompanhar a tradicional cerimônia da troca da bandeira, realizada todo primeiro domingo do mês na capital federal. A cada mês, a solenidade é coordenada por uma das três Forças militares e pelo governo do Distrito Federal. Neste mês, o responsável pela substituição foi a Força Aérea Brasileira (FAB).

Para pessoas como o servidor público Marcos Gonzaga Lima, de 42 anos, a cerimônia é importante por incutir noções de civismo nos mais jovens. Marcos levantou cedo para levar os sobrinhos Jamile, de 6 anos; Gabriele, de 12, Vitor, de 14, e Marcos, também de 14, para assistir à solenidade. “É o momento de deixar nascer esse espírito de patriotismo”, comentou.

Na opinião de Marcos, o momento de protestos vivido atualmente pelo país confere mais importância a um evento como a substituição da bandeira. “Para mim, as manifestações são o verdadeiro patriotismo, muito mais do que a troca da bandeira. Mas não deixa de ser bonito.”

A dona de casa Zelma Alexandre, de 45 anos, mudou-se de São Paulo para Brasília há cinco meses e é a segunda vez que leva as filhas Isadora, de 7 anos, e Bárbara, de 10, para assistir à cerimônia. Ela também já acompanhou as meninas a outros passeios da capital ligados ao turismo cívico, como visitas ao Congresso Nacional e ao Supremo Tribunal Federal (STF). “Sempre estamos visitando. É muito interessante a organização deles para a troca da bandeira”, disse Zelma.

A disciplina dos militares em formação também atraiu a atenção e as lentes da câmera da estudante Bárbara Magalhães, de 22 anos. A carioca, que mora em Brasília há um ano e meio, saiu para passear e fazer fotos da Esplanada dos Ministérios aproveitando o domingo de sol. Ao saber que a solenidade da troca estava ocorrendo na Praça dos Três Poderes, decidiu ir para lá fazer imagens. “Estava passeando, porque o dia está bonito, e resolvi vir olhar. Acho bacana essa parte de Brasília ligada ao civismo. É legal porque a gente interage um pouco com esses símbolos”, comentou.

O mastro com a Bandeira Nacional na Praça dos Três Poderes tem 100 metros de altura e é formado por 24 hastes dispostas em círculo que convergem no topo. Elas simbolizam a convergência dos Poderes e de todas as unidades da Federação. A Bandeira Nacional hasteada no mastro deve medir 186 metros quadrados. Durante a cerimônia de substituição, é executado o Hino da Bandeira.

Edição: Nádia Franco

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir o material é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil