Vizinhos de Sérgio Cabral reclamam de ação da polícia para dispersar manifestantes

05/07/2013 - 12h59

Da Agência Brasil

Rio de Janeiro - O policiamento em torno do prédio onde mora o governador Sérgio Cabral, na zona sul do Rio de Janeiro, foi reforçado hoje (5) após o protesto de ontem (4). A manifestação reuniu cerca de 400 pessoas, segundo a Polícia Militar (PM), e terminou em confronto. Pela manhã, moradores do bairro reclamaram da atuação dos policiais contra os manifestantes.

Segundo o engenheiro, Pedro Luiz, que mora a duas quadras do prédio de Cabral, a polícia agiu de forma "irresponsável e desordenada". "Foi um horror. Os policiais usam esse gás lacrimogêneo em qualquer situação. Não existe critério para o uso dessa substância que é extremamente perigosa. Isso sem contar a total falta de organização da operação, sem nenhuma estratégia", disse o morador.

O analista de sistema, Juan Perez, disse que estava na varanda do seu apartamento quando um cheiro forte de gás rapidamente invadiu sua residência. "Minha esposa começou a passar muito mal. O odor é muito desagradável. Esse tipo de coisa deveria ser proibida. Eu não vi quem começou a bagunça, mas esse tipo de conduta dos policiais prejudica moradores e pedestres."

De acordo com a Polícia Militar, os policiais foram atacados e reagiram. Em meio ao tumulto, manifestantes incendiaram lixeiras e uma pilha de engradados de água mineral que estava perto do calçadão da Praia do Leblon.

A Polícia Civil informou que seis pessoas foram detidas e levadas à Delegacia do Leblon. Cinco delas foram autuadas por tentativa de lesão corporal, por jogar pedras em policias, e uma por porte de drogas. Todos foram liberados sem pagamento de fiança. Houve registro de três policiais feridos.
 

 

Edição: Talita Cavalcante

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. É necessário apenas dar crédito à Agência Brasil