Missão diplomática vai à Guiné-Bissau tratar das eleições de novembro

05/07/2013 - 12h30

Gilberto Costa*
Enviado especial da Agência Brasil/EBC

Leipzig (Alemanha) - Uma missão diplomática formada por integrantes da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, União Africana, Comunidade Econômica dos Estados da África Ocidental, União Europeia e a Organização das Nações Unidas desembarca no próximo domingo (7) em Bissau, capital da Guiné-Bissau, para tratar da marcação de eleições gerais para novembro de 2013.

A confirmação do pleito tem sido defendida pela diplomacia brasileira desde o ano passado. O país sofre com a fragilidade das instituições republicanas e com sucessivas rupturas da ordem institucional.

Em quase 40 anos de independência nenhum presidente eleito chegou ao fim do mandato. Em abril do ano passado, militares atacaram a residência do então primeiro-ministro e principal candidato às eleições presidenciais da Guiné-Bissau, Carlos Gomes Júnior. Os militares têm a hegemonia política do país desde que deixou de ser colônia portuguesa.

A missão conjunta “de avaliação” será até quinta-feira (11). Os diplomatas serão recebidos pelo governo de transição e se reunirão com partidos políticos e organizações sociais.

*O repórter está em Leipzig a convite da Confederação Nacional da Indústria

Edição: Talita Cavalcante