Morales passará por Fortaleza para abastecer avião presidencial

03/07/2013 - 20h16

Renata Giraldi
Repórter da Agência Brasil

Brasília – Após ter o avião proibido de sobrevoar e aterrissar em quatro países europeus, o presidente da Bolívia, Evo Morales, passará ainda hoje (3) rapidamente por Fortaleza, no Ceará. O embaixador da Bolívia no Brasil, Jerjes Justiniano Talavera, disse à Agência Brasil que Morales apenas abastecerá a aeronave na capital cearense e não deixará o avião. Segundo ele, o presidente está cansado pela longa viagem e quer chegar logo a La Paz, capital boliviana.

Morales saiu hoje pela manhã de Viena, na Áustria, e obteve autorização para abastecer a aeronave nas Ilhas Canárias, na Espanha. Ele estava na Rússia, onde participou de reuniões técnicas sobre exploração e produção de gás. O presidente boliviano é aguardado em La Paz por uma manifestação de simpatizantes que repudia a proibição determinada pelos governos europeus.

Ontem (2), o avião de Morales foi proibido de ingressar nos espaços aéreos de Portugal, da França, da Itália e da Espanha porque havia suspeitas de que o ex-agente norte-americano Edward Snowden estivesse a bordo. Morales foi obrigado a desviar a rota e aguardar autorização para seguir viagem, em Viena, na Áustria.

Nos Estados Unidos, Snowden é acusado de espionagem e está na Rússia esperando a concessão de asilo político. O ex-agente denunciou que os norte-americanos monitoravam e-mails e ligações telefônicas de cidadãos dentro e fora do país. Há, ainda, informações de que comunicações da União Europeia também foram monitoradas. O norte-americano pediu asilo a 21 países, inclusive a Bolívia. O pedido foi feito também ao Brasil, que indicou que não concederá.

A presidenta Dilma Rousseff e vários líderes da América Latina emitiram declarações rechaçando os atos dos governos europeus. Para eles, foi uma violação à América Latina. A União de Nações Sul-Americanas (Unasul) convocou para amanhã (4) uma reunião extraordinária para discutir o assunto e fazer uma manifestação coletiva.

Edição: Carolina Pimentel

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. É necessário apenas dar crédito à Agência Brasil