Metroviários de cinco estados e do DF decidem participar de manifestações do dia 11

03/07/2013 - 18h41

Bruno Bocchini
Repórter da Agência Brasil

São Paulo – Metroviários dos estados de São Paulo, do Rio de Janeiro, do Rio Grande do Sul, de Minas Gerais e de Pernambuco e do Distrito Federal (DF) decidiram hoje (3) participar “ativamente” das manifestações e paralisações convocadas pelas centrais sindicais e movimentos sociais para o dia 11 de julho. A reunião ocorreu na sede da Federação Nacional dos Metroviários (Fenametro) em São Paulo.

Os sindicatos dos metroviários de cada estado vão decidir, em assembleias a partir de amanhã, qual será a forma de manifestação no dia 11: paralisação total, parcial ou atos públicos. Em São Paulo e no Rio de Janeiro, as assembleias ocorrerão no final da tarde de amanhã; no Rio Grande do Sul, ocorrerá na próxima sexta-feira (5), às 15 horas. Os demais estados e o DF farão assembleia no dia 10 de julho.

A pauta do protesto dos metroviários pede redução da tarifa do transporte público, “rumo à tarifa zero”; mais investimentos dos governos para garantir metrô e trem públicos, estatais e de qualidade;  o fim de toda forma de privatização, concessões e terceirizações no transporte público e o fim da estadualização da Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre (Trensurb) e da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), que operam metrôs e trens em diversas capitais.

Os metroviários também pedem o fim do fator previdenciário; mais investimentos em saúde, educação e moradia e redução da jornada de trabalho sem redução de salário.

Edição: Fábio Massalli

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir o material é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil