Seleção do Brasil é elogiada por ministro dinamarquês que quer ampliar parcerias com os brasileiros

01/07/2013 - 9h31

Renata Giraldi
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O ministro das Relações Exteriores da Dinamarca, Villy Sovndal, parabenizou hoje (1º) o Brasil pela vitória de 3 x 0 sobre a Espanha, na disputa de ontem (30), no Maracanã, no Rio de Janeiro. Em conversa com o chanceler Antonio Patriota, em Viena, na Áustria, Sovndal elogiou o desempenho dos jogadores. Sovndal ressaltou ainda que a Dinamarca apoia o Brasil no esforço de reformar o Conselho de Segurança das Nações Unidas e ocupar um assento permanente no órgão.

Na reunião, Patriota conversou com Sovndal sobre os avanços das negociações entre o Mercosul (Brasil, Argentina, Uruguai, Venezuela e Paraguai, suspenso temporariamente) e a União Europeia (a partir de hoje há 28 membros com o ingresso da Croácia). Patriota disse que o Brasil analisa uma proposta sobre a liberação comercial a ser apresentada à União Europeia no segundo semestre. O tema deve ser discutido antes com os integrantes do Mercosul.

Sovndal aproveitou o encontro com Patriota também para parabenizar ao governo brasileiro pela eleição do diretor-geral da Organização Mundial do Comércio (OMC), Roberto Carvalho de Azevêdo, que venceu a disputa com o mexicano Herminio Blanco, em maio.

O chanceler dinamarquês ressaltou ainda que quer aumentar os investimentos no Brasil, principalmente nas áreas de ciência e tecnologia. Patriota disse que o Brasil quer trabalhar em parceria com a Dinamarca no desenvolvimento sustentável e também na defesa pela paz, pelo desarmamento e pela segurança internacional.

Edição: José Romildo
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. É necessário apenas dar crédito à Agência Brasil