Chegada de frente fria deixa Rio de Janeiro em estágio de atenção

01/07/2013 - 20h00

Douglas Corrêa
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro -  O Centro de Operações da Prefeitura do Rio de Janeiro informa que o município entrou em estágio de atenção às 17h30 de hoje (1º), devido à chegada de uma frente fria, que poderá  provocar chuvas moderadas, ocasionalmente fortes, nas próximas horas.

O Estágio de Atenção é o segundo em uma escala de quatro. Os demais três estágios são de vigilância (primeiro nível), de alerta (terceiro nível) e de alerta máximo (quarto nível). 

O Centro de Hidrografia e Navegação da Marinha informa que ondas de até 2,5 metros podem atingir o Rio de Janeiro das 21h de hoje até as 21h do dia 2 de julho.

Já chove forte nas zonas norte e oeste da cidade. Nos bairros de Santa Cruz, Bangu e Realengo, além de Jacarepaguá, na zona oeste, chove forte, com rajadas de vento e trovoada. O mesmo acontece nos bairros Cachambi, Méier, Engenho de Dentro e Piedade, na zona norte.

De acordo com o Sistema de Alerta de Cheias, do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), os rios Pavuna, em São João de Meriti, na Baixada Fluminense, e Quitandinha, em Petrópolis, na região serrana, estão em alerta máximo, quando os rios atingem 80% do nível de transbordamento e a chuva continua com intensidade na região.

Os aeroportos Antonio Carlos Jobim/ Galeão e Santos Dumont operam em condições visuais para pousos e decolagens. Até as 17h, dos 99 voos domésticos previstos para o Galeão, três atrasaram, e nove foram cancelados. No Santos Dumont, dos 110 voos previstos, dez atrasaram. Entre os 20 voos internacionais programados, um atrasou e três foram cancelados.

Edição: Fábio Massalli

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir o material é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil