Programação do Foto Rio 2013 chega aos centros culturais da prefeitura

29/06/2013 - 19h49

Paulo Virgilio
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro - Até 27 de setembro próximo, oito espaços culturais da prefeitura do Rio de Janeiro passam a integrar, com exposições e outras atividades, a programação do Foto Rio 2013, o grande evento bienal de arte fotográfica da cidade, aberto no final de maio. A primeira mostra, reunindo trabalhos de 56 artistas do coletivo Alaf, foi aberta quinta-feira (27) no Centro Cultural Municipal Parque das Ruínas, em Santa Teresa, na região central do Rio.

No mesmo bairro, o Centro Cultural Laurinda Santos Lobo sedia, a partir de 11 de julho, a exposição A Transição – do Tradicional ao Contemporâneo, que apresenta a produção fotográfica do estado do Rio Grande do Norte. No mesmo mês, a partir do dia 18, o Teatro Carlos Gomes, na Praça Tiradentes, vai abrigar a mostra Desmame, do coletivo Café com Gelo.

Na zona norte do Rio, a Lona Cultural Terra, em Guadalupe, e a Arena Carioca Fernando Torres, em Madureira, terão mostras do grupo Escambal, com curadoria do consagrado fotógrafo Walter Firmo. De acordo com o fotógrafo e antropólogo Milton Guran, coordenador do Foto Rio, essa programação reflete a diversidade do evento, “que abrange desde a fotografia mais erudita aos registros não profissionais, feitos pelo cidadão comum, com seus celulares e câmaras digitais”.

Na vertente mais artística, o Centro Cultural Hélio Oiticica abrigará, a partir de 10 de agosto, mostras de sete fotógrafos brasileiros e estrangeiros. Também em agosto, a cidade do Rio de Janeiro será tema de duas exposições no Memorial Getúlio Vargas, na Glória, zona sul da cidade: O Renascer do Rio, com fotografias de Augusto Malta, e Os caminhos do Valongo, do artista João Maurício Bragança.

Inaugurado em março deste ano, o Museu de Arte do Rio (MAR), mais novo equipamento cultural da prefeitura carioca, também não ficará de fora do Foto Rio 2013. De 7 a 9 de agosto, o museu sediará o 7º Encontro sobre Inclusão Visual do Rio de Janeiro.

Ao todo, em espaços municipais, estaduais, federais e privados, o Foto Rio 2013 abrange cerca de 100 mostras, debates e outras atividades até setembro. A programação completa está disponível no site www.fotorio.fot.br.

Edição: Davi Oliveira

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir o material é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil