Maduro nomeia embaixador venezuelano no Brasil comissário para Assuntos Internacionais

27/06/2013 - 11h20

 

Renata Giraldi
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, nomeou o embaixador venezuelano no Brasil, Maximilien Sánchez Arveláiz, de 40 anos, comissário presidencial para Assuntos Internacionais – cargo que equivale a um assessor especial para a área. A assessoria de Sánchez Arveláiz informou à Agência Brasil que ele vai acumular a função com a de embaixador da Venezuela no Brasil.

No cargo há quase três anos, Sánchez Arveláiz exerceu, durante a campanha eleitoral de Maduro, assessoria na área internacional. O diplomata era apontado como um dos nomes de confiança do presidente Hugo Chávez, que morreu em março, e também do seu sucessor. Ele estudou na França e no Reino Unido.

Sánchez Arveláiz foi alvo de críticas de parlamentares do PSDB, PPS e Democratas no Senado e na Câmara, em fevereiro, pois participou dos protestos contra o Supremo Tribunal Federal (STF) pelas condenações dos envolvidos na Ação Penal 470.

Na ocasião, o diplomata venezuelano disse que “faz parte das atribuições do representante estrangeiro em um país conhecer os acontecimentos políticos” do local onde está. Disse também que estava determinado a participar de atos para os quais fosse convidado.

 

Edição: Denise Griesinger

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil