Presidente eleito do Irã indica que promoverá mudanças

24/06/2013 - 8h05

Renata Giraldi
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O presidente eleito do Irã, o clérigo moderado Hassan Rouhani, de 64 anos, assume o poder na primeira semana de agosto. A previsão é que a cerimônia ocorra entre os dias 3 e 4 – a data exata ainda não está definida. A vitória dele encerra uma sucessão de dois governos do presidente Mahmoud Ahmadinejad. Único clérigo entre os seis candidatos que disputaram a Presidência do Irã, ele obteve 18,6 milhões de votos no primeiro turno, do total de 36,7 milhões de eleitores.

No Irã, o voto não é obrigatório. Rouhani ocupou cargos, como o de  vice-presidente do Congresso e representante do líder supremo, o aiatolá Ali Khamenei, no Conselho Nacional de Segurança. Durante a campanha, anunciou que pretende retomar o diálogo com o Ocidente, inclusive com os Estados Unidos – apontado como inimigo do Irã.

Na campanha presidencial, Rouhani criticou algumas posições de Ahmadinejad e indicou que pretende adotar medidas diferentes às do seu antecessor. Porém, questões como o programa nuclear e a chamada soberania iraniana são temas considerados caros e controvertidos. Ele não se furtou de debater sobre o isolamento do Irã na comunidade internacional, a crise econômica e os efeitos das sanções das potências.

O presidente eleito é doutor pela Universidade Glasgow Caledonian, na Escócia, e fala além do persa (farsi, como dizem os iranianos), o inglês, alemão, francês, russo e árabe. Na campanha, ele obteve o apoio de dois ex-presidentes – Mohammad Khatami e Akbar Hashemi Rafsanjani.
 

Edição: Graça Adjuto

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil