PM distribui 20 mil panfletos no Rio pedindo paz aos participantes da passeata

20/06/2013 - 17h25

Douglas Corrêa
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro - A Polícia Militar (PM) do Rio vai distribuir panfleto pedindo paz aos participantes da manifestação, convocada pelas redes sociais, para logo mais na Candelária, que percorrerá a Avenida Rio Branco até a Cinelândia. A concentração da passeata já começou. Em trecho do texto, a PM pede: “Sem violência, paz. Ajude-nos a proteger você. Afaste-se dos que insistem em vandalizar uma manifestação pacífica”.

O panfleto traz ainda explicações da PM sobre sua posição com relação às manifestações. “A Polícia Militar não reprime manifestações nem é contra a liberdade de expressão, mas tem como maior valor a proteção à vida. Sua atuação tem a finalidade de manter um princípio básico da democracia: a convivência pacífica”, argumenta a corporação.

Aos participantes da manifestação, de acordo com o texto, “a PM pede que, no ato de se manifestar, evitem aderir a movimentos destrutivos que nada acrescentam ao debate democrático”. A corporação ainda apela para que a população colabore contra os atos de violência, afastando-se dos que praticarem depredações: “O patrimônio público é de todos, portanto, ele é seu também. Ajude a PM nessa missão”.

A Polícia Militar disse que foram confeccionados 20 mil panfletos para serem distribuídos durante a concentração na Candelária. A assessoria da corporação disse que não vai divulgar o número de policiais que estarão envolvidos na garantia da ordem pública e da segurança dos cidadãos por uma questão de estratégia.

Edição: Davi Oliveira

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir o material é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil