Prejuízo com vandalismo no Paço Imperial é estimado em R$ 15 mil, diz diretor

18/06/2013 - 18h59

Vladimir Platonow
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro – As pichações e vidraças quebradas no prédio do Paço Imperial, no centro da capital fluminense, vão custar cerca de R$ 15 mil. A estimativa é do diretor da instituição, Lauro Cavalcanti. Segundo ele, o dinheiro será sacado do fundo do próprio Paço Imperial para recuperar 25 vidraças e pintar as paredes, que foram pichadas pelos manifestantes. Os vidros são revestidos com uma película especial para reduzir a incidência de luz solar.

“Os danos, graças a Deus, não foram muitos. Mas todo o episódio é lamentável. Por outro lado, desencadeou na internet uma campanha de declaração de amor ao Paço Imperial que já está com 30 mil seguidores”, disse Cavalcanti, que é formado em arquitetura, com doutorado em antropologia.

O Paço Imperial abrigou a família imperial e detém até hoje patrimônio histórico valioso, incluindo carruagens originais usadas pelos nobres e suas famílias. O local é aberto à visitação pública todos os meses do ano, com exposições gratuitas, e conta também com uma livraria voltada à cultura e à música, além de um café.

 

Edição: Aécio Amado

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. É necessário apenas dar crédito à Agência Brasil