FHC diz que manifestações mostram vontade por Brasil melhor

18/06/2013 - 18h35

Iolando Lourenço
Repórter da Agência Brasil

Brasília - As manifestações ocorridas ontem (17) demonstram a vontade das novas gerações de colaborar para um Brasil melhor, segundo o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. “Ao que nós assistimos não é outra coisa senão a vontade das novas gerações de participar, contribuir e colaborar. Estão sentindo que está na hora, quem sabe, de uma virada no Brasil para melhor”, disse, após a inauguração da mostra dos 25 anos do PSDB, na Câmara dos Deputados.

O ex-presidente avaliou como positivo o movimento em várias cidades brasileiras. Segundo ele, cada geração tem que passar por essa experiência. “É importante que as pessoas mais jovens, não só os jovens, expressem suas vontades, mesmo quando não sabem muito bem para que lado vão e que sejam muito dispares suas vontades.”

“É um conjunto [de ações]. E não é dirigido contra uma pessoa, é geral. É uma insatisfação”, disse. “Isso é a democracia. É claro que precisa, a partir dai, que os responsáveis, os que estão no governo, percebam que as coisas não vão tão bem. Sempre há coisas para melhorar. Isso é um sinal”, acrescentou.

Perguntado se a oposição deveria tirar proveito político desses movimentos, o ex-presidente Fernando Henrique mandou um recado: “Quem quiser tirar proveito disso já perdeu, porque não é o momento político, é o momento social, é o momento de expressão de várias camadas da sociedade. Quem pensar que vai dirigir essas camadas se engana.”
 
Para o ex-presidente, os partidos que quiserem se recompor com o povo têm que chegar mais perto e sentir as demandas. “Não sei o que fazer, como fazer, ninguém sabe. É um país que cresceu muito depressa, que tem muitas aspirações, muitas insatisfações, que fez alguns erros estratégicos. A infraestrutura está apertada. É um momento de pensar, ouvir, e não de dar ordem.”

Edição: Talita Cavalcante

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir o material é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil