Estados pedem auxílio da Força Nacional durante Copa das Confederações

18/06/2013 - 22h46

Marcelo Brandão
Repórter da Agência Brasil

Brasília - Em nota divulgada na noite desta terça-feira (18), o Ministério da Justiça informou que vai enviar tropas da Força Nacional para os estados de Minas Gerais, do Rio de Janeiro, da Bahia, do Ceará e para o Distrito Federal. Segundo o órgão, os estados e o Distrito Federal pediram reforço por sediarem jogos da Copa das Confederações. A única partida do torneio na capital federal já ocorreu. O tempo de permanência das tropas vai depender dos próprios estados.

A assessoria do ministério informou que “o perfil da Força Nacional é conciliador, mediador e não repressor”. A Força Nacional de Segurança é formada por policiais e bombeiros de todos os estados brasileiros, que são convocados para atuar em situações especiais. O envio das tropas coincide com um momento de pressão social em vários estados do país, incluindo nos cinco estados que pediram presença da Força Nacional.

Os protestos, que começaram contra os aumentos das passagens de ônibus no Rio de Janeiro e São Paulo, se tornaram um grande movimento contra a corrupção, a má qualidade dos serviços públicos e os gastos com a Copa do Mundo de 2014. 

Edição: Fábio Massalli

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir o material é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil