Presidente em exercício da Câmara diz que falta de líderes dificulta negociação com manifestantes

18/06/2013 - 0h19

Mariana Jungmann e Iolando Lourenço
Repórteres da Agência Brasil

Brasília - A falta de lideranças e pauta organizada no protesto de hoje (17) em Brasília e várias cidades do país dificulta a negociação com as autoridades. A avaliação é do presidente em exercício da Câmara, deputado André Vargas (PT-PR).

“Este é um movimento que não tem líder nem pauta definida. Se tivesse, abriríamos um canal de negociação. O movimento é majoritariamente pacífico. Os jovens querem dizer alguma coisa, mas nós não identificamos um ponto para negociar”, disse Vargas.

Apesar da falta de liderança, o deputado acha importante ouvir a voz das ruas e encontrar meios de falar com a juventude. “A melhor prevenção para as manifestações é o diálogo. Nós precisamos estabelecer uma conexão com esse tipo de manifestação, desenvolver nosso formato de relacionamento, talvez mudar a agenda ou talvez apostar em um diálogo efetivo com a nossa juventude por meio das redes sociais”, disse.

Vargas ressaltou que o movimento foi pacífico na maior parte do tempo, com pequenos incidentes isolados. Disse que a orientação é para que a polícia preserve a integridade das pessoas e do patrimônio e aguarde que a manifestação termine de se dissipar sozinha.

“A grande maioria não depredou, a grande maioria não invadiu a Câmara, a grande maioria entendeu que aqui é um espaço de respeito. Ainda que tenha dito em alto e bom som que não está satisfeita”, concluiu André Vargas.

O presidente em exercício da Câmara se reuniu com o governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, para uma avaliação atuação da polícia. No momento, Vargas está no gabinete da presidência da Casa. Ele disse que vai permanecer no local até que a manifestação termine.

 

Edição: Aécio Amado

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. É necessário apenas dar crédito à Agência Brasil