Prefeitura do Rio anuncia esquema de interdições para a Copa das Confederações

12/06/2013 - 21h43

Da Agência Brasil

 

Rio de Janeiro – O trânsito no entorno do Estádio Jornalista Mario Filho, o Maracanã, passará por mudanças nos dias dos jogos da Copa das Confederações. No domingo, dia 16, e na quinta-feira (20), as partidas começarão às 16h. Para a mobilidade dos torcedores, de acordo com a Secretaria Municipal de Transportes, 19 ruas serão interditadas, a partir das 12h. As vias de acesso ao estádio terão pontos de bloqueio e sinalização de rotas alternativas. O estacionamento de veículos estará proibido no entorno do Maracanã e os itinerários de linhas de ônibus serão mudados. Para o jogo final, no dia 30 de junho, será mantido o mesmo esquema.

Segundo a secretaria, os moradores das ruas próximas ao estádio receberão credenciais para acessar as áreas bloqueadas. O órgão recomenda que os torcedores usem os transportes públicos para chegar ao Maracanã, principalmente trens e metrô: os ingressos para as partidas garantem a gratuidade das passagens. As linhas 1 e 2 do metrô funcionarão normalmente e os torcedores poderão usar as três estações de acesso ao estádio: São Cristovão, São Francisco Xavier e Maracanã. A gratuidade não é válida para os ônibus urbanos.

O secretário municipal de Transportes do Rio, Carlos Roberto Osório, disse que, a partir de amanhã (13), o serviço de táxi vai operar com o controle de identificação. Para evitar transtornos, vão ser anotados os dados do taxista e do turista na saída dos terminais rodoviários, aeroportos, rede hoteleira e estações do metrô. “O táxi credenciado pela Infraero nos aeroportos do Galeão, na zona norte, e no Santos Dumont,[centro], terá que ser identificado para responder a eventuais reclamações. O canal 1746 da prefeitura do Rio vai atender ao estrangeiro e ao brasileiro, sendo que o turista será orientado por e-mail sobre as medidas a serem tomadas, no idioma solicitado”, disse Osório.

A prefeitura carioca determinou ponto facultativo na quinta-feira (20), a partir das 14h, nas instituições de ensino e órgãos municipais dos bairros da Tijuca, de Vila Isabel, do Maracanã, Grajaú, Andaraí, Catumbi, de São Cristovão, do Rio Comprido, da Cidade Nova, do Estácio, na comunidade da Mangueira e nas regiões da Praça da Bandeira e do Alto da Boa Vista.

 

Edição: Aécio Amado

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. É necessário apenas dar crédito à Agência Brasil