Se eleições fossem hoje, Dilma venceria no primeiro turno

11/06/2013 - 12h25

Luciene Cruz
Repórter da Agência Brasil

Brasília – Se as eleições ocorressem hoje, a presidenta Dilma Rousseff teria 52,8% dos votos e venceria no primeiro turno, mostra pesquisa feita pelo Instituto MDA e divulgada hoje (11) pela Confederação Nacional dos Transportes (CNT).

Na disputa presidencial, o senador Aécio Neves (PSDB-MG) aparece com 17% dos votos, seguido pela ex-ministra Marina Silva e o governador de Pernambuco, Eduardo Campos, com 12,5% e 3,7%, da preferência da população, respectivamente.

O estudo analisou ainda o grau de conhecimento da população sobre os possíveis candidatos. Do total de entrevistados, 99,5% conhecem ou já ouviram falar em Dilma Rousseff. Na sequência aparecem Marina Silva (75,6%), seguida por Aécio Neves (72,6%) e Eduardo Campos (45%).

Nos cenários comparativos da pesquisa, a atual presidenta ganharia em primeiro turno. No levantamento de voto estimulado – quando os pesquisadores apresentam os candidatos – Dilma ganharia com 54,2% dos votos contra 18% de Aécio Neves.

Em caso de segundo turno, Dilma também ficou à frente dos demais candidatos. Em uma disputa com Aécio Neves, a vitória seria de 58,8% contra 22,5%. Já com a candidata Marina Silva, a atual presidenta alcançou 59,7% da preferência ante 20,4% do oponente. Contra Eduardo Campos, os índices apontaram favoritismo de Dilma com 63,8% das intenções, contra 11,9%.

A pesquisa traz dados sobre a expectativa da população em relação ao governo e a temas conjunturais. Nesta edição do estudo, foram entrevistadas 2 mil pessoas, em 134 municípios de 20 estados, entre os dias 1º e 5 de junho.

Edição: Denise Griesinger

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir o material é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil