Mandela segue internado em estado "grave, mas estável"

11/06/2013 - 10h25

Da Agência Lusa

Joanesburgo – O ex-presidente da África do Sul e Prêmio Nobel da Paz, Nelson Mandela, de 94 anos, completa hoje (11) o quarto dia internado do Hospital Mediclinic Heart de Pretória, onde está internado numa unidade de terapia intensiva, devido a infeção respiratória. Mandela foi internado no sábado (8) e a Presidência da República sul-africana informou então que o estado dele era "grave mas estável".

Ontem (10) Mandela foi visitado no hospital pela ex-mulher Winnie Madikizela-Mandela e pela filha de ambos Zindzi. Por todo país, os sul-africanos fazem orações, mas já vivem um clima de crescente aceitação da ideia de que Mandela pode estar próximo da morte.

A atual mulher de Mandela, Graça Machel, está ao lado do ex-presidente desde que ele deu entrada no hospital. As autoridades têm divulgado pouca informação sobre o estado clínico do ex-presidente, mas o Nobel da Paz tem uma longa história de problemas pulmonares desde que foi diagnosticado com tuberculose em 1988.

A segurança em torno do Hospital Mediclinic Heart, em Pretória, foi reforçada pela polícia que fez um cordão de isolamento em torno da entrada e para inspecionar os veículos. Esta é a quarta hospitalização em sete meses do homem que é considerado o símbolo da paz e o pai da "Nação Arco-Íris".