Unicef diz que combate à desnutrição infantil deve ser prioridade

10/06/2013 - 18h27

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) definiu hoje (10), durante conferência em Londres, no Reino Unido, que a prioridade mundial deve ser o combate à desnutrição infantil. Os especialistas disseram que, ao combater a desnutrição, as autoridades mundiais também reduzirão os casos de raquitismo e doenças associadas à baixa alimentação.

O diretor executivo do Unicef, Anthony Lake, ressaltou que o raquitismo impede a capacidade de a criança aprender, negando a ela o direito de ter um “futuro decente capaz de contribuir para a prosperidade de sua comunidade”.

A conferência é organizada pela Fundação de Investimentos para as Crianças, com o apoio dos governos do Brasil e do Reino Unido. Especialistas debatem o tema Nutrição para o Crescimento. Os participantes buscam reunir um total de US$ 4 bilhões para melhorar a nutrição de crianças, grávidas e mulheres amamentam no mundo.

O estudo Evolução da Desnutrição Infantil no Brasil e o Alcance da Meta dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, divulgado pelo Ministério da Saúde, em fevereiro, mostra que o Brasil apresenta queda da desnutrição nas últimas décadas. O déficit de peso ideal para a idade foi superado entre as crianças menores de 5 anos e o de altura deve seguir a mesma tendência nos próximos dez anos, de acordo com a publicação.

Porém, o estudo alerta que ainda há “importantes desigualdades, como as diferenças entre as regiões geográficas, as classes de renda e os grupos populacionais”. A Região Norte ainda apresenta elevada prevalências de déficit de altura e de peso.

*Com informações da agência de notícias da ONU // Edição: Juliana Andrade