Estado de saúde de Mandela continua grave

10/06/2013 - 17h35

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

Brasília –  Hospitalizado desde sábado (8), o ex-presidente da África do Sul e Prêmio da Paz Nobel Nelson Mandela, de 94 anos, ainda não apresentou melhoras no seu quadro geral de saúde. Ele foi internado devido a uma infecção respiratória em um hospital de Pretória. Em comunicado, de cinco linhas, a Presidência da República sul-africana pediu que a população reze por Madiba, apelido de Mandela.
“O presidente Jacob Zuma reitera o apelo para que a África do Sul ore por Madiba e sua família neste momento”, diz o comunicado.

Mandela foi internado em estado grave, mas respirava sem ajuda de aparelhos. De acordo com informações, o ex-presidente recebeu visita de parentes e amigos, incluindo a ex-mulher Winnie Mandela. O porta-voz da Presidência da República da África do Sul, Mac Maharaj, disse que Mandela "recebe tratamento intensivo", mas não está na unidade de terapia intensiva (UTI) do hospital.
            
É a quarta internação de Mandela por problemas respiratórios desde dezembro de 2012. O nome do hospital em Pretória no qual está o ex-presidente não foi divulgado, assim como ocorreu em suas internações anteriores.

Nas imagens mais recentes de Mandela, em abril, ele parecia frágil. Na ocasião, as imagens divulgadas foram dele sentado em uma poltrona, com as pernas cobertas por uma manta. Afastado da vida pública há anos, Mandela continua sendo o símbolo de uma África do Sul unida, apesar de suas persistentes divisões raciais. Ele foi o primeiro presidente negro da África do Sul, governando o país de 1994 a 1999.

*Com informações da Presidência da República da África do Sul e da Angop, agência pública de notícias de Angola

Edição: Nádia Franco

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir a matéria é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil