Dilma diz que Brasil está ajudando Portugal durante a crise econômica

10/06/2013 - 18h10

Gilberto Costa
Correspondente da Agência Brasil/EBC

Lisboa – Após encontro com o primeiro-ministro português, Pedro Passos Coelho, agora há pouco, a presidenta Dilma Rousseff disse que o Brasil está ajudando Portugal a enfrentar a crise econômica e destacou a ampliação dos investimentos entre os dois países. “O Brasil tem dado apoio a Portugal. Temos todas as relações comerciais bastante significativas, neste momento de crise”, declarou.

Para a presidenta, entre os dois países prevalece “uma comunicação fácil”, que tem permitido ampliar os investimentos bilaterais. Dilma falou aos jornalistas à saída do Palacete de São Bento, residência oficial do primeiro-ministro português.

Como exemplo dos novos investimentos entre os dois países, Dilma deu como exemplo as duas fábricas da Embraer em Évora (região do Alentejo) para construção de estruturas de avião – com investimentos de 177 milhões de euros - e da companhia petrolífera portuguesa Galp na exploração de petróleo da camada pré-sal.

“Temos feito muitas parcerias estratégicas nas áreas de ciência e tecnologia”, disse ainda Dilma, se referindo ao laboratório de nanotecnologia e a futuros projetos na área de biotecnologia, objetos de acordos assinados na tarde de hoje com o presidente de Portugal, Cavaco Silva.

Dilma já chegou ao Palácio de Queluz, onde participa da cerimônia de entrega do Prêmio Camões ao escritor moçambicano Mia Couto e de jantar que será oferecido pelo presidente Cavaco Silva. A presidenta se despede de Portugal às 23h30 de Lisboa – 19h30 de Brasília.

Edição: Davi Oliveira

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir a matéria é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil