Parlamento Europeu debaterá protestos na Turquia

07/06/2013 - 12h56

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

Brasília –  O Parlamento Europeu, que reúne representantes de 27 países, debaterão no próximo dia 12 a série de protestos ocorridos na Turquia nos últimos dias. As manifestações, que começaram no último dia 31, foram iniciadas em reação à desocupação do Parque Gezi, em Istambul, e depois em protesto contra o governo. Pelo menos três pessoas morreram e mais de 4 mil ficaram feridas.

Participará das discussões a alta representante da União Europeia (UE) para os Negócios Estrangeiros e de Política de Segurança, Catherine Ashton. A ideia é votar no dia 13 uma resolução sobre o tema. A Turquia não integra a União Europeia, mas parte do país está no Continente Europeu.

O assunto foi discutido informalmente hoje (7) por parlamentares da UE. Os políticos ressaltaram o respeito pelos direitos e liberdades fundamentais – inclusive a liberdade de expressão, liberdade de imprensa e o direito de protesto.

As manifestações começaram no último dia 31, em protesto ao governo turco e em decorrência da desocupação de uma área em Istambul. Os protestos foram reprimidos pelas forças policiais, deixando pelo menos três mortos e mais de 4 mil feridos.

*Com informações da agência pública de notícias da Turquia, Anadalu

Edição: Graça Adjuto