Vice-presidente de Cuba recebe enviado do governo da Síria

06/06/2013 - 8h44

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O vice-presidente de Cuba, Miguel Díaz-Canel, recebeu ontem (5), em Havana, Mohsen Bilal, enviado do governo do presidente da Síria, Bashar Al Assad. O encontro ocorreu no momento em que a Síria vive sob pressão internacional devido às suspeitas de uso de armas químicas nos conflitos no país, que duram mais de dois anos e mataram cerca de 90 mil pessoas.

Durante a reunião, Díaz-Canel defendeu a não ingerência externa nos confrontos na Síria. “O direito do povo sírio ao pleno exercício da autodeterminação e da soberania sem ingerência nem intervenção estrangeira de nenhum tipo”, disse o vice-presidente, segundo reportagem divulgada pela TV Cuba, emissora estatal de televisão.

As autoridades cubanas criticam os governos que apoiam e financiam a oposição síria. As críticas são dirigidas principalmente aos governos europeus que anunciaram apoio à oposição. Na reunião de Díaz-Canel e Bilal, o vice-ministro das Relações Exteriores de Cuba, Rogelio Sierra.

*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa e da agência pública de informações de Cuba, Prensa Latina

Edição: Graça Adjuto