Obama nomeia Susan Rice conselheira de Segurança e Samantha Power para a ONU

06/06/2013 - 9h11

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, nomeou duas mulheres para cargos de relevância e confiança no país. A ex-embaixadora norte-americana na Organização das Nações Unidas (ONU) Susan Rice, de 48 anos, será conselheira de Segurança. Ela será substituída na ONU por Samantha Power, de 42 anos, especialista em direitos humanos. Rice ocupa o lugar de Tom Donlilon na função, considerada chave na política externa.

A nomeação de Rice não exige confirmação do Senado, diferentemente da indicação de Samantha Power cujo nome deve ser submetido à apreciação dos parlamentares. O governo Obama não prevê dificuldades.

"Como nossa embaixadora nas Nações Unidas, Susan [Rice] tem sido uma defensora incansável na promoção dos nossos interesses", disse Obama. “[Susan Rice] é apaixonada e pragmática, uma feroz defensora da justiça e da dignidade humana”, acrescentou.

Em 2012, políticos, como John Mccain (Partido Republicano), disseram que Rice mentiu sobre o ataque ao Consulado dos Estados Unidos em Benghasi (Líbia), no qual morreram o embaixador norte-americano Chris Stevens e de três funcionários.

*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa.

Edição: Talita Cavalcante