Cardozo: governo vai trabalhar pela libertação dos cinco corintianos que ainda estão presos na Bolívia

06/06/2013 - 22h09

Marcelo Brandão
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, disse que o governo brasileiro vai manter o diálogo para que as autoridades da Bolívia libertem os cinco torcedores corintianos que permanecem presos em Oruro, no país vizinho.

Hoje (6) sete dos 12 torcedores que estavam presos na Bolívia – acusados de envolvimento na morte do estudante Kevin Espada, de 14 anos, em fevereiro – foram soltos. Eles estavam detidos desde 20 de fevereiro. “Continuaremos com a articulação com as instituições bolivianas todos os dias quanto à situação dos outros cinco que permanecem em Oruro”, destacou Cardozo, em nota divulgada pela assessoria do ministério.

Em entrevista na noite desta quinta-feira, o ministro comemorou a libertação dos torcedores. “Nós tivemos uma postura respeitosa com o governo boliviano. Respeitamos a sua soberania e acho que estamos caminhando para a solução desse problema. Fico muito feliz com esse resultado, porque quando confiei que o governo boliviano atenderia àquilo que seria o correto do ponto de vista legal, acho que não me enganei.”

Os sete brasileiros foram libertados, segundo a assessoria do Ministério das Relações Exteriores, por volta das 19h15, horário de Brasília. O ministério informou ainda que a embaixada brasileira na Bolívia irá prestar auxílio no deslocamento dos torcedores para La Paz, o que deve ocorrer ainda hoje. Segundo o órgão, não há previsão para a volta deles ao Brasil, porém, esse retorno deve ocorrer o quanto antes.

Edição: Juliana Andrade

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir a matéria é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil