Seminário encerra capacitação de gestores para novos centros de artes e esportes

04/06/2013 - 15h30

Da Agência Brasil

Brasília – A ministra da Cultura, Marta Suplicy, abriu hoje (4) o 2º Seminários Regionais dos Centros de Artes e Esportes Unificados - CEUs, que reúne representantes de 50 municípios de várias regiões do país que estão prestes a inaugurar esses equipamentos. Segundo a ministra, o evento “é o coroamento” da capacitação de gestores que vão atuar nos centros.

De acordo com Marta Suplicy, as cidades representadas no evento de hoje “tiveram os líderes comunitários e gestores preparados para realmente desenvolver um programa cultural nos seus municípios”. A estimativa é que sejam implantados 360 CEUs até 2014. Este ano, a previsão é que 100 unidades comecem a funcionar.

O CEU é um espaço voltado ao conhecimento da diversidade artística e social em comunidades com população acima de 50 mil habitantes e em áreas com alta vulnerabilidade social. O programa compõe o PAC 2 no chamado Eixo Comunidade Cidadã.

Nas unidades, haverá espaços para atividades físicas, salas de oficinas para capacitação, atendimento do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e espaços culturais como o cineteatro e biblioteca.  “O objetivo é que possamos descobrir novos talentos”, disse a ministra.

Para o diretor de Infraestrutura Cultural do ministério, Germano Ladeira, o objetivo do programa é atingir áreas desprovidas de atendimento social. “O CEU não é um equipamento unicamente cultural, ele concentra ações de cinco ministérios para atingir o desenvolvimento local e social da cidade que foi beneficiada”.

Duas unidades já estão em funcionamento no Paraná. “O programa tem tudo para dar certo. Em Toledo e em Pato Branco, no Paraná, temos excelentes experiências”, disse Ladeira. Participam do programa os ministérios do Desenvolvimento Social e Combate à Fome; do Esporte; da Justiça; do Trabalho e Emprego; e da Cultura.

Edição: Davi Oliveira

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil