Na Argentina, presidenta muda ministros da Segurança e da Defesa

31/05/2013 - 7h11

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

Brasília – A presidenta da Argentina, Cristina Kirchner, nomeou novos ministros das áreas de  Defesa e Segurança. Kirchner substituiu a atual ministra da Segurança, Nilda Garré, que será apresentada para o cargo de embaixadora na Organização dos Estados Americanos (OEA). Ela foi a primeira mulher a comandar a pasta, em 2005, ainda durante o governo do ex-presidente Néstor Kirchner, e depois assumiu também a pasta da Segurança, em 2010.

Para o Ministério da Segurança foi escolhido Arturo Puricelli, que ocupava a pasta da Defesa. No lugar dele na Defesa ficará Agustín Rossi, líder do governo na Câmara. “Espero poder cumprir [bem] a tarefa”, disse Rossi ao ser nomeado. As mudanças foram anunciadas ontem (30) pelo porta-voz da Presidência, Alfredo Scoccimarro.

A liderança do governo na Câmara ficará com a deputada Juliana Di Tullio, vice-presidenta da Frente para a Vitória (que apoia Kirchner), enquanto a cadeira de Rossi será ocupada pelo deputado Juan Carlos Bettanín.

O novo ministro da Segurança, Arturo Puricelli, no passado, foi um dos adversários políticos de Néstor Kirchner em Santa Cruz. Depois, passou a ser um dos homens de sua confiança. Em 1983, Puricelli foi governador de Santa Cruz, que é a região de influência da família Kirchner.

*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa e da agência pública de notícias da Argentina, Telam.

Edição: Graça Adjuto