Visita de Capriles à Colômbia provoca reações do governo venezuelano

30/05/2013 - 0h15

Leandra Felipe
Correspondente da Agência Brasil/EBC

Bogotá – A visita que o líder da oposição venezuelana e governador de Miranda, Henrique Capriles, fez hoje (29) ao presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, provocou críticas do governo venezuelano. O chanceler Elías Jaua disse que o fato de o presidente ter recebido Capriles pode atrapalhar as boas relações entre os dois países e influenciar, inclusive, a participação da Venezuela no processo de paz colombiano.

“Dolorosamente [o encontro de Capriles e Santos] nos levará a um descarrilamento das boas relações com a Colômbia”, disse o chanceler à TV pública venezuelana, acrescentando que revisará a participação da Venezuela no processo de paz colombiano.

A Venezuela atua como país observador no processo de paz iniciado entre o governo da Colômbia e as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc).

“Com a cabeça fria vamos avaliar nossa continuidade no processo de paz na Colômbia”, disse Jaua”. Segundo ele, o delegado do governo venezuelano poderia ser retirado da mesa de diálogos em Cuba, porque, “de Bogotá, conspiram contra a paz da Venezuela”.

Henrique Capriles, derrotado por Nicolás Maduro nas eleições presidenciais de abril, visitou Santos e o Congresso colombiano durante o dia de hoje. O presidente da Colômbia o recebeu, sem dar declarações após o encontro. Em entrevistas a canais de TV locais, Capriles pediu que a Colômbia “não deixe a Venezuela sozinha”.

O presidente da Assembleia Nacional venezuelana, Diosdado Cabello, também questionou o encontro entre Santos e Capriles por meio de sua conta no Twitter. “Tanto que nosso comandante eterno disse a Santos que evitasse descarrilar o trem das boas relações, e agora Santos coloca essa bomba”, escreveu.

O líder da oposição na Venezuela disse que falou com Santos sobre a auditoria dos resultados eleitorais venezuelano e pediu apoio da Unasul, para que a votação seja revisada. À noite, Capriles, se reuniu com Óscar Iván Zuluaga, pré-candidato à Presidência da Colômbia que tem o apoio do ex-presidente Álvaro Uribe.

Recentemente, Nicolás Maduro acusou Uribe de conspirar contra a Venezuela. O ex-presidente colombiano reagiu e pediu a intervenção de Santos, que por sua vez respondeu diplomaticamente, falando que para defender ex-presidentes, existem canais diplomáticos. A situação foi resolvida entre a Chancelaria colombiana e a Embaixada da Venezuela em Bogotá.

 

Edição: Aécio Amado

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. É necessário apenas dar crédito à Agência Brasil