Marinha faz treinamento para Copa das Confederações e Jornada Mundial da Juventude no Rio

29/05/2013 - 17h19

Da Agência Brasil

Rio de Janeiro - Cerca de 100 militares da Marinha participaram hoje (29) de um treinamento de segurança na orla de Copacabana, na zona sul da cidade, para a Copa das Confederações e a Jornada Mundial da Juventude, marcadas para os meses de junho e julho, respectivamente. Ao todo, 7,5 mil militares da Marinha, do Exército e da Aeronáutica vão participar do esquema de segurança em todo estado.

Durante a ação, que durou cerca de uma hora, foi realizada uma inspeção a uma embarcação suspeita. Dez militares a bordo de uma lancha cercaram um pequeno navio e conduziram os supostos criminosos até a Capitania dos Portos para uma inspeção naval. Os militares usaram dois navios no treinamento. Um deles, o navio-patrulha oceânico Amazonas, é uma das 18 embarcações que vão patrulhar a costa do Rio durante a Copa das Confederações e a Jornada Mundial da Juventude.

De acordo com o coordenador da operação, capitão de fragata Giovani Correa, o navio-patrulha oceânico Amazonas é uma das embarcações mais modernas da Marinha, podendo transportar e abastecer helicópteros. Segundo ele, o navio pode ficar até 35 dias em alto-mar

“Nós temos todo o planejamento do nosso litoral para interceptar veículos não autorizados. O público vai poder aproveitar todos os eventos sem nenhuma preocupação. Eles podem ter certeza de que nós estaremos de olho em qualquer ameaça que coloque em risco o bom andamento das festividades", disse Correa.

Durante a Copa das Confederações e a Jornada Mundial da Juventude, a Marinha realizará a segurança da área marítima com navios e lanchas. Em terra, fuzileiros navais participarão do esquema de segurança. Também darão apoio as equipes de operações especiais que atuarão no combate ao terrorismo, ao uso de armas químicas e ao resgate de reféns.

A Marinha informou que o Centro de Controle das Forças Armadas começa a funcionar no Rio no dia 2 junho, quando o Estádio Jornalista Mário Filho, o Maracanã, receberá o último evento teste para a Copa das Confederações, o amistoso entre o Brasil e a Inglaterra.

Edição: Juliana Andrade

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil