Suspeito de fazer disparos no Complexo do Alemão é preso no Rio

28/05/2013 - 15h40

Da Agência Brasil

Rio de Janeiro - Policiais da Delegacia da Penha, na zona norte do Rio, prenderam na manhã de hoje (28) um suspeito de fazer os disparos contra a Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) do Complexo do Alemão, também na zona norte, no último domingo (26). Júlio Cesar de Nascimento, de 20 anos, foi preso em uma casa na Chatuba, no Alemão. Nesta terça-feira, o policiamento no complexo e na Vila Cruzeiro recebeu reforço de 30% do seu efetivo. Agentes da UPP e dos batalhões de Choque, de Cães e de Operações Especiais fazem rondas na comunidade, enquanto os moradores circulam tranquilamente pelo local. O comércio e as escolas funcionam normalmente.

A decisão de reforçar o policiamento na região foi tomada após uma reunião ontem (27) entre o secretário de Segurança Pública, José Mariano Beltrame, e integrantes de forças de segurança do estado.

O delegado responsável pelas investigações, Reginaldo Guilherme, disse que testemunhas apontaram a participação de cinco homens no episódio de domingo na Vila Cruzeiro. A polícia, então, identificou os suspeitos e pediu à Justiça que fossem expedidos mandados de prisão. O primeiro foi detido pela manhã. Em uma outra casa, os policiais prenderam a mulher de Bruno Eduardo, conhecido como Piná, chefe do tráfico na favela, e que também é suspeito de ter participado dos disparos contra a UPP no domingo.

Segundo o delegado, a polícia continua em busca dos outros suspeitos.

Na manhã de domingo, traficantes fizeram disparos, durante cerca de cinco minutos, contra a sede da UPP da região. Os tiros atrasaram em uma hora a largada da Corrida Desafios da Paz e fez com que os participantes buscassem abrigo atrás de carros e dentro de estabelecimentos. O evento contou com a participação do secretário de Segurança Pública, José Mariano Beltrame, que considerou a ação "irresponsável".

A UPP do Alemão foi inaugurada em maio do ano passado e atende a 14 comunidades que compõem o complexo. O policiamento da região conta atualmente com 2 mil policiais militares. Este não foi o primeiro tiroteio envolvendo agentes da polícia e traficantes após a instalação de uma Unidade de Polícia Pacificadora. Em março, uma UPP na Pedra do Sapo, foi atacada a tiros. Mais recentemente, na última quarta-feira (22), o confronto entre policiais e criminosos resultou na morte de um traficante. No dia seguinte, o comércio foi fechado por ordem de traficantes.

Edição: Juliana Andrade

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil