Trabalhadores e representantes do Metrô de São Paulo se reúnem para tentar evitar greve

27/05/2013 - 16h45

Bruno Bocchini
Repórter da Agência Brasil

São Paulo – Os metroviários e representantes da Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô) voltam a se reunir na tarde de hoje (27) para negociar a suspensão da greve, anunciada pelos trabalhadores para amanhã (28). Até o momento, não houve acordo. A reunião é intermediada pelo Tribunal Regional do Trabalho (TRT). 

O Sindicato dos Metroviários espera uma nova proposta da empresa na reunião de hoje. No encontro no período da manhã, as partes concordaram em esgotar a negociação até o fim do dia. A categoria reivindica aumento real salarial de 14,6% e reposição de 7,3%. O Metrô oferece reposição de 5,37%. De acordo com a entidade dos trabalhadores, o aumento da tarifa do metrô, de R$ 3 para R$ 3,20, a partir do dia 2 de junho, não tem relação com a campanha salarial. 

Em nota, a Companhia do Metropolitano informou que “está empenhando todos os esforços para chegar a um acordo que evite prejuízos aos 4,6 milhões de usuários do metrô e à população de São Paulo”. 

Mais de 4 milhões de pessoas usam o transporte por dia. Das seis linhas do metrô, apenas uma não deve parar: a Linha 4 - Amarela, que liga a Estação da Luz, na região central, ao Butantã, na zona oeste, concedida ao setor privado. O indicativo de greve foi aprovado na semana passada.

Edição: Davi Oliveira

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil