Estudantes do Distrito Federal aprendem a combater a dengue

27/05/2013 - 21h37

Da Agência Brasil

Brasília - Estudantes do Centro de Ensino Fundamental 7, que fica na região de Sobradinho 2, aprenderam hoje (27) como combater a dengue. A ação, promovida pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), visa a orientar os jovens na identificação de possíveis criadouros do mosquito transmissor da doença, Aedes aegypti. De acordo com o Ministério da Saúde, Sobradinho é uma das áreas do Distrito Federal com mais casos de dengue. Os alunos também receberam dicas de como ter uma alimentação saudável.

Os dois temas foram trabalhados por meio de jogos e atividades interativas, com uma linguagem para se aproximar dos alunos. "Tanto na escola quanto aqui na instituição, a ideia é alertar as crianças, os adolescentes, os jovens e os próprios funcionários em relação aos cuidados com a dengue e com a alimentação. Por meio destas ações, podemos contribuir para a conscientização das pessoas, " disse a coordenadora do Núcleo de Eventos da Fiocruz Brasília, Daniela Viana.

Entre os jogos e atividades que foram feitas com os jovens estão o Quiz da Saúde – jogo de perguntas e respostas - e o Aprenda a Comer Brincando - uma simulação de um restaurante self-service em que se aprende conceitos sobre uma alimentação saudável, além do Jogo da Dengue, no qual os participantes identificaram em um painel possíveis criadouros das larvas do mosquito.

Com a ação, a instituição pretende fazer com que os estudantes se tornem multiplicadores na região onde moram, e que possam contribuir no combate à dengue, além de se conscientizarem sobre a importância da boa alimentação. O intuito é levar o projeto para mais centros de ensino, informou o assessor de comunicação da Fiocruz, Wagner Vasconcelos.

Edição: Carolina Pimentel

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil