Número de homicídios no estado de São Paulo cai 4,22%

24/05/2013 - 18h08

Flávia Albuquerque
Repórter da Agência Brasil

São Paulo - O número de homicídios dolosos no estado de São Paulo caiu 4,22% em abril, ao passar de 379 no ano passado para 363 registrados este ano. As estatísticas de criminalidade foram divulgadas hoje (24) pela Coordenadoria de Análise e Planejamento da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo. Na capital houve queda (-7,7%) no total de homicídios, que passou de 103 em abril de 2012 para os atuais 95. Os assassinatos caíram na região metropolitana de São Paulo (2,3%) e no interior (3,17%).

Segundo o secretário de Segurança Pública do Estado de São Paulo, Fernando Grella Vieira, os dados são uma confirmação do que o governo havia afirmado sobre a tendência de queda nas taxas de homicídio. “São Paulo e todas as regiões têm registrado, desde o início do ano, uma tendência de queda. O aumento dos homicídios em janeiro de 2013 comparado com o de 2012 foi 17%. Ao longo do ano o índice de aumento foi caindo e agora chegou à queda”.

Grella avaliou que a tendência de redução está associada ao trabalho desenvolvido pelas polícias Militar e Civil, que apresentaram recordes de produtividade nas prisões feitas e nas apreensões de armas e drogas. Segundo as estatísticas em abril, em todo o estado, foram presas 14.605 pessoas em abril deste ano enquanto no mesmo mês do ano passado foram 12.444, o que equivale a aumento de 17,37%. Na capital o total de prisões foi 3.313 contra 2.586, 28,11% a mais.

“Nós estamos fazendo desde março reuniões bimestrais com os chefes de polícia e o trabalho vai virar um programa de cobranças de metas e de resultados que vai embasar o pagamento de bonificações que o governador Geraldo Alckmin anunciou na quarta-feira, explicou o secretário.

 

Edição Beto Coura

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil