Representando Dilma, Temer vai à posse de Correa no Equador

23/05/2013 - 7h08

Danilo Macedo e Renata Giraldi*
Repórteres da Agência Brasil

Brasília – O vice-presidente da República, Michel Temer, representará o Brasil na cerimônia de posse do terceiro mandato do presidente do Equador, Rafael Correa, amanhã (24) em Quito. Temer estará interinamente no poder enquanto a presidenta Dilma Rousseff viaja para a Etiópia (África), onde participa das comemorações dos 50 anos da União Africana.

Com a viagem de Temer ao Equador, assumirá a Presidência da República o presidente do Senado, Renan Calheiros, já que o presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves, que deveria ocupar o cargo, está em viagem aos Estados Unidos.

A solenidade de posse de Correa vai reunir pelo menos 14 chefes de Estado. Confirmaram presença os presidente Mahmoud Ahmadinejad (Irã), Nicolás Maduro (Venezuela), Laura Chinchilla (Costa Rica), Ollanta Humala (Peru) e Porfirio Lobo (Honduras).

Reeleito há três meses, Correa ficará no poderá até 2017, quando completa uma década no governo. O novo vice-presidente é Jorge Glas. Correa venceu o ex-banqueiro Guillermo Lasso. Para a campanha, ele se licenciou do cargo.

Ontem (22), Correa anunciou que o ano de 2014 será o de maior volume de investimentos públicos em comparação aos períodos anteriores. Em relação a 2013, ele disse que será “um ano fiscal duro”.

Após tomar posse do novo mandato amanhã, o presidente terá prazo de 90 dias para apresentar nova proposta orçamentária. De acordo com ele, o projeto está “praticamente pronto”. Segundo o presidente, os investimentos públicos chegarão a 13% ou 14% do Produto Interno Bruto (PIB), os maiores do seu governo.

Na proposta elaborada por Correa, há previsão de construção de oito hidrelétricas que entrarão em  funcionamento em 2016. Também há estimativa de importação de mais volume de combustíveis e de retomada das refinarias. Segundo o presidente, estão em seus planos concluir a construção de 88 escolas com “tecnologia de ponta e infraestrutura inovadora”.Correa pretende ainda inaugurar 250 jardins de infância.

Ele citou também, entre os destaques de seu governo, a retomada da Refinaria de Esmeraldas e mais investimentos em projetos como a Refinaria de Coca Codo Sinclair. Segundo o presidente, a expectativa é ampliar as atividades petroleiras no país.

*Com informações da agência pública de notícias do Equador, Andes

Edição: Graça Adjuto