Ministério Turismo abre pré-matrículas para o Pronatec Copa no Rio de Janeiro

23/05/2013 - 16h48

Flávia Villela
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro – O Ministério do turismo anunciou hoje (23) a abertura de pré-matrículas do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), no estado do Rio de Janeiro, na modalidade Pronatec Copa, para atender às necessidade por novos profissionais.

Podem participar da seleção maiores de 18 anos, moradores das 120 cidades contempladas pelo programa. Os interessados devem procurar a Secretaria de Turismo e escolher um do cinco cursos disponíveis: recepcionista em meios de hospedagem, camareiro em meios de hospedagem, garçom, auxiliar de cozinha e organizador de eventos.

As vagas são limitadas e as pré-matrículas se encerram no dia 7 de junho. Informações sobre o Programa podem ser obtidas também no telefone 0800 606 8484.

Após a pré-matricula, será emitida uma Carta de Encaminhamento, que deverá ser apresentada na Instituição de Ensino, juntamente com a documentação exigida: carteira de identidade ou carteira de motorista; Cadastro de Pessoa Física (CPF); declaração de escolaridade e comprovante de residência.

Os cursos serão realizados nas instituições de ensino do Senac, Senai, Sesi, Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), Sest (Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte), escolas públicas federais e estaduais (institutos federais e escolas estaduais de educação profissional) ou outras criadas pelos ofertantes como unidades remotas de ensino.

Além do Pronatec Copa, o programa também tem as modalidades Pronatec Copa na Empresa, que busca facilitar aos empresários o aperfeiçoamento de seus empregados e colaboradores e o Pronatec Copa Social, que, em parceria com o Sesi, oferece qualificação às pessoas em situação de vulnerabilidade social, facilitando sua inserção no mercado de trabalho.

Edição: Denise Griesinger

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. É necessário apenas dar crédito à Agência Brasil